terça-feira, 18 de novembro de 2008

2ª Edição Universidade da Europa JSD/PSD


Universidade da Europa,


Uma formação de excelência, que nos mostra como toda a estrutura da JSD e do PSD se preocupa com os seus jovens quadros e com a sua formação, não só política mas também cívica, como uma missão orientada para o presente com o futuro no horizonte.


Esta é uma política de formação que mostra a vitalidade das duas estruturas (JSD e PSD) e como esta questão é uma temática tão bem desenvolvida nos últimos tempos; e aqui temos de dar os parabéns às respecticas Comisões Políticas Nacionais (Pedro Rodrigies e Manuela Ferreira Leite) e uma palavra especial ao nosso Eurodeputado Carlos Coelho, por toda a sua entrega a estas causas nos últimos anos, tanto nesta Universidade, como na de Verão e na do Poder Local. É confortante saber que a Formação é uma prioridade levada à séria.


Foram 3 dias vividos de forma intensa, cheios de companheirismo e sobretudo de elevado debate político sobre questões europeias, que cada vez mais se tornam questões nacionais de primordial importância, sendo este aspecto para mim de elevada relevância: temos de transmitir às nossas estruturas locais e distritais a importância das questões europeias, não só pela questão eleitoral do próximo ano mas sobretudo pelo deficit democrático que existe sobre a Europa e que cabe a nós combater, aproximando não somente os jovens das questões europeias mas sobretudo a população em geral.


A JSD deve ser esse veículo e todos nós somos a JSD e somos nós que temos de levar esse veículo a bom porto! Penso que este é o maior desafio que se nos coloca e o qual temos e devemos abraçar com toda a coragem, querer e convicção.


Quero aqui deixar uma palavra especial a todos os Eurodeputados presentes (Silva Pena, Sérgio Duarte, Deus Pinheiro, Vasco Graça Moura) e convidados (António Borges, Ana Palácio, Moreira da Silva), pelo simples trato e amizade com que nos trataram e nos transmitiram os seus conhecimentos e know how, tornando esta formação numa verdadeira formação on the job, bastante prática, tornando tudo mais fácil, quebrando sem limites aquelas barreiras que nos separam da Europa. É tão fácil ver a Europa da forma que nos transmitiram.


Quero ainda deixar uma palavra de apreço a todos os quadros da JSD que participaram, em especial aos mais jovens, sem qualquer especie de paternalismo que os 27 anos não me permitem, pela qualidade das suas ideias, que me levam a defender a JSD como uma Escola de excelentes quadros políticos, com um futuro auspício pela frente, hoje na JSD amanhã no PSD, num contributo permanente por uma sociedade melhor e mais justa, no objectivo do desenvolvimento económico.


Uma palavra final a todo o staff pela profissionalismo, disponibilidade, a eles os meus parabéns, também eles quadros da JSD que só reforçam a ideia anterior. A todos um obrigado e até uma próxima que espero que seja na Universidade de Verão.


Bem hajam!
Ricardo Carvalho
Vice-Presidente Comissão Política Secção F - JSD
(texto públicado no Blog Psicolaranja)

Nenhum comentário: