quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

JSD lança petição de apoio aos jovens contratados por "recibo verde"

"Há ... mas são verdes"

JSD de Lisboa lança no sábado campanha de recolha de assinaturas. A ideia é levar ao Parlamento propostas de apoio aos jovens em trabalho precário.
"Há ... mas são verdes" é o "slogan" da campanha que a JSD de Lisboa lança nas ruas no próximo sábado a favor de novos apoios aos jovens pagos a "recibo verde". A ideia é juntar as 4.500 assinaturas necessárias para entregar na Assembleia da República uma petição que obrigue a discutir o assunto. Entre as propostas da "Jota" está a isenção de pagamento à Segurança Social para trabalhadores estudantes durante um período de cinco anos, mediante comprovativo do estabelecimento de ensino.
Os jovens sociais-democratas querem também garantir na lei a fixação de uma indemnização correspondente à remuneração mensal no momento da cessação de contrato, a quem se encontre por um período superior ou igual a um ano em regime de contrato de prestação de serviços (recibos verdes). E defendem a possibilidade de acesso ao subsídio de desemprego aos que se encontrem na mesma situação.
Se conseguir chegar a debate no Parlamento, a petição da JSD/Lisboa desafiará os deputados a "flexibilizarem e harmonizarem as leis laborais com o objectivo de promover um mercado mais justo e equilibrado".
Bruno Ventura, líder desta estrutura da "Jota", sublinha o facto de "nunca ter existido em Portugal uma geração tão qualificada", dado que entra em rota de colisão com o facto de existirem no país um milhão de portugueses " que, para trabalhar, abdicou de férias, de subsídio de Natal e de assistência na doença, além de viver sem perspectiva de reforma". São os trabalhadores precários.
Autora: Ângela Silva in Expresso

Nenhum comentário: