domingo, 12 de abril de 2009

Formar para Vencer em 2009!

Decorreu no passado mês de Março, nos dias 6, 7 e de Março, na Maia a 2º Formação de Formadores da JSD Nacional.

Tive o prazer de aceitar o Convite da Comissão Política Nacional para integrar este importante e estimulante Projecto como um dos Formadores escolhidos pela quota Nacional aos quais se juntaram os Formadores escolhidos por cada uma das Distritais de todo o País.
O objectivo desta iniciativa foi simples: formar cerca de 50 quadros da JSD capazes de dar formação política a toda a estrutura da JSD a nível nacional, num ano importante do ponto de vista eleitoral, com 3 actos eleitorais a decorrer, nomeadamente Europeias, Legislativas e Autárquicas.

O desafio que nos é colocado é enorme.

Assumimos perante a JSD o objectivo de uma iniciativa de formação em cada uma das Distritais até final do mês de Maio.
Pretendemos durante o mês de Maio avançar com este Plano de Formação na Distrital de Lisboa.

A intenção é formar os quadros da JSD em matérias políticas importantes como a Estrutura e Funcionamento da JSD, passando pelas Questões Europeias, os Assuntos Autárquicos e a Comunicação em Política. A formação assume assim um papel determinante neste Mandato da actual CPN, compromisso assumido no último Congresso Nacional, combatendo assim algumas lacunas evidenciadas pela própria estrutura. E aqui tenho de deixar uma palavra de parabéns e agradecimento ao Vice-Presidente da CPN Responsável pelo Pelouro da Formação Duarte Marques. A formação é cada vez mais importante em todas as estruturas e organizações e a JSD não é excepção. A JSD assume-se assim como Juventude Partidária de 1º linha no âmbito da formação de novo quadros políticos nacionais.
Entendo este projecto como estruturante e revolucionário, na medida em que estamos desta forma a apostar verdadeiramente nos nossos quadros. Os jovens sociais-democratas têm de se assumir como uma verdadeira alternativa dentro do PSD mostrando desta forma todo o seu valor e capacidade para ajudarem o Partido nos combates que se avizinham, contribuindo com o seu espírito crítico e construtivo que lhes é característico, rejuvenescendo o próprio Partido, aproximando o Partido desta forma da Juventude Portuguesa.
Tenho defendido na nossa estrutura que os jovens em muito se encontram afastados da Política porque nela não revêem, mas sobretudo porque não vêem na Política jovens com quem se possam identificar.
O PSD tem de dar este passo.
Apostar nos seus jovens sem medo, dando-lhe espaço político e responsabilidades políticas. Só assim será possível inverter este afastamento. Se as grandes organizações apostam nos seus quadros jovens porque não faz o Partido o mesmo?
Este passo começa a nível de Secção com a aposta nos quadros da Jota para as Autarquias.
Não nos esqueçamos que em 2013 cerca de 70% dos quadros do PSD não se poderão recandidatar aos executivos municipais!

Temos de apostar nos Jovens e na Formação!

É este o nosso desafio, a nossa motivação, a nossa responsabilidade para com a JSD, para com o PSD, para com Portugal e sobretudo para com a Juventude Portuguesa.

Mãos à obra!

Ricardo Carvalho
Vice-Presidente CPS Secção F JSD
Formador Nacional da JSD

Nenhum comentário: