quinta-feira, 19 de março de 2009

Juventude esquecida


Cada vez mais se torna evidente que a Juventude é a área mais desprezada pelo actual Executivo Municipal de Lisboa. Seja pela incompetência da Vereadora responsável, seja pela objectiva despreocupação do Presidente da autarquia, a verdade é que nos dois últimos anos os jovens de Lisboa foram votados ao abandono.
Basta consultar o site da CML para constatar isso mesmo. Não há notícia de uma única iniciativa para jovens, e nem nas “palavras-chave” aparece qualquer referência!
Quantas iniciativas juvenis foram apoiadas pelo actual Executivo?
Em que ponto está a dinamização dos espaços Juventude@Lisboa?
Quantos novos guias da juventude foram editados ou actualizados desde que o PSD saiu da CML?
Onde pára o Autocarro Multimédia e qual tem sido a sua utilização?
Porque é que não se actualiza o Portal Lx Jovem?
Em suma, porque existe um Pelouro da Juventude se este não funciona?
Mais vale que se assuma de uma vez por todas que a Juventude não é, de facto, uma prioridade para António Costa e para o PS.
Num período de instabilidade económica, em que os jovens são os principais afectados pelo desemprego e pela precariedade e em que as condições de emancipação são cada vez mais difíceis de reunir, cabe também às autarquias proporcionar formas e meios de atenuar estes efeitos negativos.
Numa cidade cada vez mais despovoada no seu interior, o apoio à habitação jovem, quer através do arrendamento a custos controlados, quer através da venda com condições diferenciadas, é um eixo fundamental de acção.
Por outro lado, uma cidade que sofre com um enorme volume de tráfego, onde estão os incentivos à utilização dos transportes públicos pelos mais jovens?
Onde estão os incentivos ao empreendedorismo e à iniciativa jovem?
Qual é a dificuldade de organizar e promover concursos de ideias e projectos e auxiliar a sua execução?
Nos anteriores Executivos houveram medidas, iniciativas e, acima de tudo, acção pelos jovens. Só por mesquinhez e despeito não se aproveitou a obra feita para o presente e o futuro. Agora, é hora de definir um rumo e de fazer uma opção. Essa opção não pode ser a continuidade de António Costa e a sua equipa à frente de Lisboa.

Pedro Folgado
Presidente da CPS da Secção F da JSD

domingo, 8 de março de 2009

Teambuilding em Évora (27/2 a 1/3)

A comissão Política da Secção F da JSD realizou no fim de semana de 27 de Fevereiro, uma acção de teambuilding em Évora.


Destinado a todos os militantes e simpatizantes, a acção contou com cerca de uma dezena de participantes que, durante 3 dias puderam conviver, trocar experiências e aprofundar os seus conhecimentos e laços de companheirismo.


Durante a tarde de sábado, na sessão de trabalhos, os companheiros trabalharam em grupos, abordando temas como a comunicação, a formação e o calendário de actividades.