sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Comunicado da Comissão Política da JSD Secção F

Caros companheiros,

No seguimento da reunião alargada da Comissão Politica e Mesa do Plenário da JSD da Secção F de Lisboa Ocidental, que teve lugar no passado dia 25 de Novembro, e que teve como ponto único avaliar os trabalhos do XX Congresso, que irá decorrer este fim-de-semana (dias 28,29 e 30), em Penafiel, resultou a seguinte decisão:

1 - Entende a Secção F da JSD que o estado de crise que se instalou no nosso país, e que afecta diariamente milhares de jovens, obriga a uma JSD ainda mais forte, a uma JSD mais interventiva e que não desista de lutar pelos direitos desses mesmos jovens;

2 - Entende a Secção F da JSD que o momento é de acção. Uma acção virada para a defesa das gerações futuras;

3 - Só uma liderança forte, ousada, com dinâmica suficiente pode ajudar a inverter o rumo;

4 - Considerando a realização do XX Congresso da JSD, a Comissão Politica e Mesa do Plenário decidiram colocar à discussão o actual momento político da estrutura bem como as candidaturas que vão a sufrágio este fim-de-semana;

5 - Face ao exposto por todos os intervenientes, decidimos, por larga maioria, apoiar a candidatura do companheiro Pedro Rodrigues à liderança da Comissão Politica Nacional da JSD;

6 - Esta decisão é reflexo de uma maturada ponderação política, na qual participaram 17 membros (em 20) dos órgãos da secção, tendo o resultado final sido de claro apoio à candidatura enunciada no ponto 5;

7 - Em face do passado recente seria de esperar que após o anúncio público desta tomada de posição a Secção, e os seus elementos com mais responsabilidade, fossem alvos de duras críticas. Podemos afirmar que do Presidente ao último vogal suplente assumiremos as nossas posições. Em convicção, em defesa dos nossos valores e, acima de tudo, pela verdade dos factos;

8 - É de lamentar as ingerências neste processo de algumas pessoas que em nada têm a haver com a JSD da Secção F;

9 - É de lamentar os comentários incorrectos, e pouco ou nada frontais, que alguns companheiros têm sido alvo em virtude de tomarem uma opção política em liberdade de consciência. Não aceitamos visões maniqueístas. Não admitidos os processos de intenção nem de desconstrução de carácter que temos sido alvo;

10 - Entende a Secção F, que até à data sempre colaborou de uma forma leal e honesta o Companheiro Bruno Ventura, que a haver um momento para por fim a essa colaboração, esse tempo seria apenas e só o que os órgãos da Secção entendessem como apropriado. Apenas os órgãos eleitos definem a sua acção politica até porque estão mandatados para esse efeito;

11 - É de âmbito interno os motivos que promoveram o fim desta colaboração e apenas à Secção F diz respeito. À Secção F o que é da Secção F. Esta é dos seus militantes e não de militantes que nada têm a ver com ela seja por não militarem na mesma seja por já há muito terem ultrapassado a idade para militar na JSD;

12 - A opção política que tomámos foi comunicada ao companheiro Bruno Ventura pelo Presidente da Comissão Politica. Foi com frontalidade e correcção que anunciou esta decisão;

13 - A bem do PSD e do Pais queremos uma JSD mais forte com projectos inovadores, com lideranças coesas e unificadoras;

14 - A bem da verdade e do bom-nome dos militantes e dirigentes da Secção F é publicado o presente comunicado.



Lisboa, 27 de Novembro de 2008

A Comissão Politica e a Mesa do Plenário da Secção F da JSD

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Novos Projectos - Instituto Francisco Sá Carneiro

Hoje no Hotel Tivoli em Lisboa, pelas 18 horas, terá lugar o Lançamento dos Novos Projectos do Instituto Francisco Sá Carneiro, do PSD.
Entrada Livre!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mensagem do Vice-Presidente Comissão Política Secção F da JSD


Caros Companheiros,


Iníciamos um novo mandanto para o próximo biénio 2008/2009, num momento de elevada importância para a JSD e para o PSD, a nível interno de ambas as estruturas e a nível externo, com eleições Europeias, Autárquicas e Legislativa, em Lisboa e no País.


Mais do que palavras teremos de ter atitude nas nossas acções diárias para enfrentar estes importantes combates políticos, sempre em convergência com quem defende os interesses de ambas as estruturas e do País.


Para trás ficou em Lisboa mais uma eleição na Distrital de Lisboa da JSD, com a vitória dos novos Presidentes Paulo Pereira (CPD) e Sérgio Azevedo (Mesa), aos quais endereço os meus sinceros votos de parabéns e desejo de um mandato que dignifique a estrutura e os jovens do Distrito de Lisboa, em convergência com o Partido, como voz activa dos jovens que representamos, nos actos eleitorias do próximo ano.


No final do mês teremos o XX Congresso da JSD em Penafiel, como já foi referido aqui no Blog, Congresso esse do qual a JSD têm obrigatoriedade de sair reforçada, mais próxima dos jovens, com capacidade de mobilizar os jovens, compreender as suas causas e necessidades; somos nós JSD que temos de nos aproximar dos jovens; somos nós, políticos da JSD que temos de ter a capacidade de ter os jovens connosco. A Secção deverá estar atenta a isto!

Independentemente de quem venha a ser o nosso novo Presidente, cabe à Secção F, no seu dia a dia, uma convergência com a Nacional, em prol de tudo o que defendemos para os Jovens e para o País, neste ano tão importante que se avizinha.


Eleições Europeias, Legislativas e Autarquicas; queremos que a Secção F seja uma estrutura activa e mobilizada nestes importantes embates políticos, na rua, junto dos jovens e demais cidadãos, em especial nas Legislativas e Autarquicas, junto dos residentes da nossa área de Secção, no diálogo directo e aberto, dando voz às suas necessidades, crenças, ideias e desejos.

É assim que fazemos e devemos continuar a fazer política na Secção F, junto de quem nos ouve e a quem é nosso dever dar voz.


Acredito que o nosso projecto político de Secção continua a fazer sentido e prova dissso é a amizade e o companheirismo que vem transitando de Comissão Política para Comissão Política. Na Secção F existem valores, ideias e formação académica de qualidade de diferentes quadros, de diferentes áreas de actividade na sociedade, que têm muito a dar a essa mesma sociedade cívil.


Acredito em todos os membros desta Comissão Política e Mesa do Plenário e no muito que nos próximos 2 anos têm a dar à Secção, à Distrital e Nacional da JSD, em prol da sociedade portuguesa.


Somos a evolução na continuidade e muito me orgulho nisso!


Saudações Sociais Democratas,

Ricardo Carvalho

Vice-Presidente da Comissão Política Secção F JSD

Vice-Presidente do Conselho Distrital JSD

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mensagem do Presidente da Comissão Política da Secção F da JSD

Car@s Companheir@s,

No passado dia 25 de Outubro, teve lugar a eleição dos novos órgãos da Secção F da JSD de Lisboa.
Coube-me a honra de dirigir os destinos desta já histórica Secção, no respeito do legado e dos valores que sempre nos guiaram.
A Coerência, a Lealdade e a Frontalidade com que sempre levámos a cabo a nossa missão, continuarão a ser a nossa “pedra de toque”.

A JSD vive um momento crucial da sua existência. Um momento no qual não nos demitimos da responsabilidade de tomar opções e defender o que entendemos serem os valores com os quais nos identificamos. O compromisso que assumimos perante aqueles que em nós depositaram a sua confiança assim o dita.

Mas não só de questões internas tratamos. O próximo ano será também decisivo para os destinos do País, e cabe-nos contribuir, na medida das nossas possibilidades, para o contínuo aumento do bem-estar da População. Em qualquer um dos actos eleitorais que se aproximam, será para nós ponto de honra a defesa dos interesses e aspirações dos habitantes da nossa área de Secção.

Não posso deixar de agradecer a tod@s @s que depositaram a sua confiança em nós para dirigirmos os destinos desta Secção, mas também aos que nos antecederam e com quem tive o prazer de trabalhar e aprender. Ao companheiro Rui Cordeiro, meu antecessor e acima de tudo amigo, o meu grande bem haja.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Eleições JSD - XX Congresso Nacional

Caros Companheiros,

Por tradição, a Secção F é uma Secção de debate político por excelência. Por isso mesmo, não podemos deixar de lançar aqui a discussão relativa à escolha dos nossos militantes base sobre as suas preferências face aos candidatos (Bruno Ventura e Pedro Rodrigues) a Presidente, tal como já fizemos anteriormente noutros momentos políticos importantes do PSD e da JSD.

Quem quiser, poderá deixar aqui o seu contributo sob a forma de comentário.

Saudações Sociais Democratas,

Secção F.

Mensagem do Presidente do Plenário da Secção F - JSD



Caros Companheiros,
No passado dia 25 de Outubro tomaram posse os novos órgãos da Secção F.

Nesta nova função para a qual fui eleito cabe desde já agradecer a todos os militantes da secção que em nós votaram e deixar aqui uma palavra de apreço por aqueles que terminaram a sua militância na JSD. Do ponto de vista pessoal não posso deixar de relembrar o companheiro e amigo Rui Cordeiro que me trouxe para este espaço político e com o qual tenho partilhado várias lutas políticas durante os últimos anos.


Talvez por ver sair várias das pessoas com as quais tenho feito política não posso deixar de sentir que se vive neste momento um momento crucial no PSD e também na JSD.


Este facto assenta nas lideranças diferentes que tivemos no PSD, no último ano e também na mudança do rumo político da Autarquia de Lisboa.


Em todos estes acontecimentos a JSD esteve presente e a Secção também.


Contudo o momento de viragem a existir será brevemente.
A derrota do companheiro Bruno Ventura, na Distrital de Lisboa, que em certa parte é motivadora da sua recandidatura à nacional da JSD, e a recandidatura do actual líder, o Companheiro Pedro Rodrigues, obrigam a uma clarificação da posição da Secção F.


Trata-se de um momento único em que temos de estar preparados para um conjunto de combates políticos, como as autárquicas, europeias e legislativas.


Estou confiante que a nova comissão política da Secção F, estará atenta a todos estes cenários e preparará todos os cenários tentando adequar os seus recursos às suas necessidades.


Da minha parte apenas posso ser o garante da legalidade dos plenários da Secção, procurando sempre defender os interesses dos militantes da mesma preservando o bom ambiente que sempre foi a base da política interna de Secção F.

António Trigueiros
Presidente da Mesa do Plenário da JSD Secção F

XX Congresso Nacional da JSD


Nos próximos dias 28, 29 e 30 de Novembro terá lugar em Penafiel o XX Congresso Nacional da JSD, em que será disputada nova liderança entre os dois candidatos, Pedro Rodrigues (Actual Presidente da JSD) e Bruno Ventura (Antigo Presidente da Distrital de Lisboa da JSD).
Aqui ficam os sites de ambos os candidatos:

Pedro Rodrigues: http://www.agoranos.com


Informações adicionais do XX Congresso em: http://www.jsd.pt

Como já foi referido os nossos Delegados ao Congresso serão os seguintes:
  • Pedro Folgado (Presidente Secção F);

  • António Trigueiros (Presidente Mesa Plenário Secção F);

  • Ricardo Carvalho (Vice-Presidente Secção F; Vice-Presidente da Mesa Distrital Lisboa);

  • Tiago Lopes (Vice-Presidente JSD Secção F).
Serão ainda Observadores da Secção F: Pedro Correia, Filipe Santos, Rodolfo Pimenta e Carlos Morais.

Finalmente na qualidade de Participante como Conselheiro Nacional da JSD Rui Cordeiro (Ex-Presidente JSD Secção F).

Teremos portanto uma Participação Activa no Congresso com uma Comitiva de 9 elementos.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Jantar de Natal Secção F JSD

Todos os anos a Secção F organiza o Tradicional Jantar de Natal.

Este ano, o Jantar de Natal terá lugar no Sábado, dia 13 de Dezembro, pelas 21 horas.

Em breve anunciaremos, antes do final do mês de Novembro, aqui o Local (Restaurante).

Como é sabido, todos os anos o mesmo jantar tem uma componente de solidariedade, de modo a que possamos ajudar uma das Instituições de Solidariedade Social das nossas Juntas de Freguesia (a saber: Alcântara, Ajuda, São Francisco Xavier, Prazeres, Santos-O-Velho, Santa Maria de Belém), via recolha de fundos e/ou via ajuda directa, alimentos, roupas ou electrodomésticos, como nos anos passados.
Contamos desde já com a presença de todos os Companheiros, numa Época festiva, em que para além de revermos e juntarmos os amigos e família, é também nosso dever ajudar os mais desfavorecidos.
Esta é também uma missão que nos cabe a nós Jovens Sociais Democratas, devendo nós dar o exemplo, para um sociedade mais justa e solidária.
A Secção F da JSD pensa e age assim localmente, junto da sua área de residência.
Saudações Sociais Democratas
Ricardo Carvalho
Vice-Presidente da Comissão Política Secção F - JSD

Universidade da Europa (Informações Adicionais)

A título sugestivo aqui ficam os seguintes endereços:

Euro Deputado Carlos Coelho: www.carloscoelho.org

Grupo Parlamentar PSD no Parlamento Europeu: http://www.psdeuropa.org/psdeuropa.asp

Universidade da Europa JSD/PSD: http://www.psdeuropa.org/univeuropa/

Assim que possível estarão disponíveis algumas fotos do Evento.

2ª Edição Universidade da Europa JSD/PSD


Universidade da Europa,


Uma formação de excelência, que nos mostra como toda a estrutura da JSD e do PSD se preocupa com os seus jovens quadros e com a sua formação, não só política mas também cívica, como uma missão orientada para o presente com o futuro no horizonte.


Esta é uma política de formação que mostra a vitalidade das duas estruturas (JSD e PSD) e como esta questão é uma temática tão bem desenvolvida nos últimos tempos; e aqui temos de dar os parabéns às respecticas Comisões Políticas Nacionais (Pedro Rodrigies e Manuela Ferreira Leite) e uma palavra especial ao nosso Eurodeputado Carlos Coelho, por toda a sua entrega a estas causas nos últimos anos, tanto nesta Universidade, como na de Verão e na do Poder Local. É confortante saber que a Formação é uma prioridade levada à séria.


Foram 3 dias vividos de forma intensa, cheios de companheirismo e sobretudo de elevado debate político sobre questões europeias, que cada vez mais se tornam questões nacionais de primordial importância, sendo este aspecto para mim de elevada relevância: temos de transmitir às nossas estruturas locais e distritais a importância das questões europeias, não só pela questão eleitoral do próximo ano mas sobretudo pelo deficit democrático que existe sobre a Europa e que cabe a nós combater, aproximando não somente os jovens das questões europeias mas sobretudo a população em geral.


A JSD deve ser esse veículo e todos nós somos a JSD e somos nós que temos de levar esse veículo a bom porto! Penso que este é o maior desafio que se nos coloca e o qual temos e devemos abraçar com toda a coragem, querer e convicção.


Quero aqui deixar uma palavra especial a todos os Eurodeputados presentes (Silva Pena, Sérgio Duarte, Deus Pinheiro, Vasco Graça Moura) e convidados (António Borges, Ana Palácio, Moreira da Silva), pelo simples trato e amizade com que nos trataram e nos transmitiram os seus conhecimentos e know how, tornando esta formação numa verdadeira formação on the job, bastante prática, tornando tudo mais fácil, quebrando sem limites aquelas barreiras que nos separam da Europa. É tão fácil ver a Europa da forma que nos transmitiram.


Quero ainda deixar uma palavra de apreço a todos os quadros da JSD que participaram, em especial aos mais jovens, sem qualquer especie de paternalismo que os 27 anos não me permitem, pela qualidade das suas ideias, que me levam a defender a JSD como uma Escola de excelentes quadros políticos, com um futuro auspício pela frente, hoje na JSD amanhã no PSD, num contributo permanente por uma sociedade melhor e mais justa, no objectivo do desenvolvimento económico.


Uma palavra final a todo o staff pela profissionalismo, disponibilidade, a eles os meus parabéns, também eles quadros da JSD que só reforçam a ideia anterior. A todos um obrigado e até uma próxima que espero que seja na Universidade de Verão.


Bem hajam!
Ricardo Carvalho
Vice-Presidente Comissão Política Secção F - JSD
(texto públicado no Blog Psicolaranja)

Magusto da Secção F Dia 22 Novembro

Irá ter lugar no próximo Sábado dia 22 de Novembro, das 15h às 19h, o Tradicional Magusto da Secção F - Lisboa Ocidental, que por razões de calendário, este ano só terá lugar nesta data.
Convidamos todos os nossos Companheiros a juntarem-se a nós nesta actividade da Secção, em que esperamos proporcionar a todos um convívio agradável, cheio de companheirismo e muita discussão política à mistura!
O Magusto terá lugar no Largo dos Jerónimos, Junto ao Mosteiro dos Jerónimos.
Desde já o nosso sincero agradecimento todo o apoio da Comissão Política da Secção F do PSD pelo apoio financeiro, sem o qual não seria possível a realização do evento.
Ricardo Carvalho
Vice-Presidente da Comissão Política Secção F - JSD

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Eleita Nova Comissão Política e Mesa do Plenário da Secção F da JSD

A 25 de Outubro decorreu na Secção F a eleição para a Comissão Política, Mesa do Plenário e Delegados ao Congresso, da Secção F da JSD.

Publicamos de seguida a lista eleita.

Comissão Política
Presidente – Pedro Folgado
Vice-Presidente – Ricardo Carvalho
Vice-Presidente – Tiago Lopes
Secretário-Geral – Nuno Rosa
Vogal – Gonçalo Curto
Vogal – André Manso
Vogal – Vanessa Nunes
Vogal – Raquel Lopo
Vogal – Rodolfo Pimenta
Vogal – Carlos Morais
Vogal – Alexandre Martins
Suplente – Ângela Pereira
Suplente – Sofia Paraíso
Suplente – Filipe Farias
Suplente – Filipe Santos
Suplente – Diogo Gonçalves

Mesa do Plenário
Presidente – António Trigueiros
Vice-Presidente – Pedro Correia
Secretária – Ana Verdasca
Vogal Suplente – Inês Begonha

Delegados ao XX Congresso Nacional da JSD
Pedro Folgado
Ricardo Carvalho
Tiago Lopes
António Trigueiros